Por que uma molécula de # CH_4 # não-polar?
Responda:
Os dipolos se cancelam, representados em um VSEPR diagrama.
Explicação:
Ao determinar a polaridade de uma molécula, usamos os métodos 2:
#1: eletrongatividade,
#2: Simetria de molécula.
A eletronegatividade de um composto pode ser calculada subtraindo o elemento com a maior eletronegatividade com a menor. A eletronegatividade pode ser encontrada em a tabela periódica:
Compostos com uma eletronegatividade de #0.0->0.6# são moléculas não polares. #0.7->1.7# são moléculas polares, e #1.7+# estão compostos iónicos.
No caso do metano,
#2.5-2.1=0.4#
Aviso Legal: a eletronegatividade determina apenas a ligação intramolecular dentro de um composto. Não é a polaridade geral do composto. Para fazer isso, usamos simetria.
- Simetria Molecular:
Simetria molecular é o uso de arranjos geométricos que podem ajudar a prever a forma das moléculas. Esses arranjos são chamados de VSEPR: repulsão de pares de elétrons de Valence Shell. Os diagramas de Lewis também funcionam, mas faltam informações adicionais / específicas necessárias para um padrão mais "acadêmico", fornecido pelo diagrama VSEPR.
Quando uma molécula é "simétrica", significa que os dipolos se cancelam. Isso ocorre apenas quando os átomos externos estão dispostos de maneira a envolver o átomo central, onde os dipolos se cancelam - nenhum lado da molécula tem mais carga (positiva ou negativa) do que o (s) outro (s).
No caso do metano,
Todos os átomos externos são os mesmos - os mesmos dipolos, e que os momentos dos dipolos estão na mesma direção - em direção ao átomo de carbono, a molécula geral se torna não polar.
Portanto, o metano possui ligações não polares e é globalmente não polar.
Lembre-se de que as moléculas podem ter ligações polares, mas no geral são não polares.
Espero que isto ajude 🙂