Porque é que o mel se torna tóxico quando aquecido directamente?
O mel NÃO se torna tóxico quando aquecido directamente - ou indirectamente, já agora.p> Aquecimento é feito para "pasteurizar" o mel para diminuir o risco de introdução de bactérias nocivas através do manuseamento. O aquecimento do mel torna-o menos viscoso, pelo que os embaladores de mel aquecem o mel para que este flua melhor nos tubos de distribuição e através de espigões e para as garrafas ou frascos.Este aquecimento comercial não faz nada para tornar o mel mais tóxico, mas altera um pouco o mel ao eliminar aromatizantes e flavorizantes delicados. O mel não cozido simplesmente tem um sabor melhor.
Cozido, o mel pode conter endosporos de bactérias que podem causar botulismo. A concentração destes endosporos é muito, muito baixa, por isso um adulto saudável não tem problemas em manusear quaisquer esporos ou bactérias surgidas que possam ocorrer após a ingestão. Os bebés com menos de 1 ano de idade não têm uma defesa imunitária suficientemente forte contra estas bactérias e podem ser prejudicados por elas, por isso explicamos que não se deve dar mel a bebés e crianças com menos de 1 ano...só no caso.
Cozinhar com mel produz alguns dos alimentos mais maravilhosamente doces feitos em todo o mundo...e nenhum deles se torna tóxico aquecendo o mel.
Estaria bastante interessado em saber onde é que o aquecimento do mel (directamente...o que quer que essa distinção signifique na realidade) faz com que este se torne tóxico. A sério - estou interessado e peço-lhe que faça um comentário na sua pergunta original ou aqui, abaixo da minha resposta.
Artigos semelhantes
- Porque é que o mel é tão caro? Alguém sabe onde obter mel cru orgânico a granel a um óptimo preço?
- O que acontecerá se a água cair no recipiente de mel? O mel ficará estragado?
- O mel da tia Sue é mesmo mel cru?
- Os fabricantes de mel podem colocar xarope de milho no mel sem o listar como ingrediente?