Quais foram as principais observações de Rutherford em seu experimento com folhas de ouro e como ele as explicou? Descreva como ele modelou o átomo.
AVISO LEGAL: Esta é uma teoria antiga, e falha em ser verdadeira hoje, porque suas idéias implicam que todos os átomos são instáveis.
A conclusão de Rutherford chegou ao observar #alpha# partículas (#""_2^4 "He"#) sendo demitido em seu famoso experimento de folha de ouro.
O #alpha# as partículas foram irradiadas através de uma fenda fina para focalizá-las, disparando como um feixe estreito na folha de ouro, atrás da qual havia uma tela fluorescente móvel para detectar qualquer #alpha# partículas que conseguiram passar.
Suas duas principais observações foram:
- ponte #alpha# partículas passaram diretamente através a folha de ouro, que mostrou que átomos são principalmente espaço vazio.
- Alguns dos #alpha# as partículas foram desviadas em vários ângulos e, às vezes, até de volta a fonte radioativa.
A partir da segunda observação, Rutherford concluiu que, devido a uma "carga central", a interação era suficiente para desviar com êxito o #alpha# partículas em ângulos tão variados.
A interação em termos mais modernos seria uma repulsão nuclear. Especificamente, dos núcleos de hélio e ouro.
Depois, acho que tinha algo a ver com a mentalidade dele naquela época, mas ele sugerido que quaisquer partículas carregadas negativamente ao redor do núcleo equilibrando a carga positiva (provavelmente) girava em torno do núcleo.
Ele provavelmente o abordou da perspectiva da física, porque deu uma explicação baseada em força centrífuga (uma idéia baseada em movimento circular e orbital) equilibrando a atração eletrostática dos elétrons para o núcleo, talvez por serem equações semelhantes:
#F_"grav" = (Gm_1m_2)/(r^2)# (masses)
#F_"coulomb" = (kq_1q_2)/(r^2) = (q_1q_2)/(4piepsilon_0r^2)# (charges)
(Nota: a força centrífuga não é uma força real. É apenas um efeito inercial que dá a sensação de uma força "aparente".)
Isso deu o Modelo de Rutherford: o "modelo planetário" do átomo.
No entanto, sabemos que os elétrons não giram em torno do núcleo, porque, se fosse assim tão simples, eles eventualmente dissipariam sua energia cinética e espiralariam em direção ao núcleo, colapsando o átomo. (Isso não acontece.)
A teoria atômica de Rutherford foi suplantada por:
- O modelo de Bohr (que consiste em órbitas quantizadas; muito fundamentadas na certeza)
- ... e, em seguida, o modelo moderno de Schrodinger (que consiste em densidades de probabilidade e nuvens de elétrons; mais fundamentado na incerteza).