Porque é que importamos carne de vaca?
Quem somos nós na sua pergunta?
Porque não sabemos onde você está perguntando é quase impossível responder a esta pergunta a não ser de forma muito geral.
Se não há produção local em um país que consome carne, então eles têm que importar a carne.
No entanto, se há produção de carne, a carne ainda pode ser importada por várias razões.
A razão óbvia é que a produção local não atende a demanda, mas pode haver várias outras razões relacionadas à geografia e infra-estrutura de um país, à força da moeda e ao contexto sócio-econômico em geral.
Recentemente eu estava lendo um relatório sobre a indústria canadense de frangos. Eu sei que você perguntou sobre a carne bovina, mas estou citando isso porque ela está fresca em minha mente e o mesmo princípio se aplica a qualquer commodity.
Então a produção local no Canadá não atende a demanda, então eles têm que importar e eles importam principalmente dos EUA.
No entanto o Canadá também exporta frango para os EUA. Estranho direito?
Por exemplo, em 2018 o Canadá importou 170.000 toneladas métricas de frango dos EUA e exportou 124.000 toneladas para os EUA.
Porquê...a geografia é uma das razões. Ambos os países partilham uma fronteira de quase 9000km. Portanto, em alguns casos pode estar mais perto de conseguir a galinha do outro lado da fronteira do que em qualquer outro lugar do seu país.
A moeda é outra razão. O dólar canadiano vale cerca de 28-30% menos do que o dólar americano, o que pode tornar a galinha canadiana mais barata do que a americana...mas a comida nos EUA é geralmente mais barata do que no Canadá, por isso pode ser que seja mais barata de vez em quando, para as empresas canadianas comprar galinha americana.
Finalmente há também a questão de a carne ser enviada de uma forma não processada e da outra forma processada.
Tudo isto pode aplicar-se a qualquer país e a qualquer mercadoria, incluindo a carne bovina.