Supondo que o íon amônio seja formado a partir da reação entre amônia e hidrogênio io, descreva a formação de ligação entre essas duas espécies e indique o tipo de ligação formada?
Responda:
A formação do íon amônio é um exemplo de coordenar ligação.
Explicação:
Para entender melhor como o íon amônio, #"NH"_4^(+)#, é formado, comece com o Estrutura de Lewis de amônia.
A molécula tem um total de 8 elétrons de valência, 5 a partir de nitrogênio e 1 de cada um dos três átomos de hidrogênio.
O átomo de nitrogênio se liga aos átomos de hidrogênio via ligações simples. Observe que você tem um solitário par de elétrons presente no átomo de nitrogênio.
Agora, um íon hidrogênio, #H^(+)#, que é essencialmente um próton, serão atraídos por pares solitários de elétrons. A ligação que é formada quando um íon hidrogênio é anexado à molécula de amônia é chamada de vínculo coordenado (ou um ligação covalente dativa).
O que você está lidando aqui é essencialmente a reação entre um Base de Lewis, que um elétron doadorE para Ácido de Lewis, que atua como um elétron aceitador.
Usando outra terminologia, a amônia atua como um nucleófilo, que é um reagente que fornece um par solitário de elétrons para a formação de uma ligação covalente.
O átomo de nitrogênio doa seu par solitário de elétrons para formar uma ligação coordenada com o próton. Esses dois elétrons estão agora elétrons de ligação entre o nitrogênio e o quarto átomo de hidrogênio em #"NH"_4^(+)#.
A ligação é chamada coordenada (ou covalente dativa) porque os dois elétrons de ligação vêm de um dos átomos que formam a ligação. Nesse caso, o nitrogênio contribui com os dois elétrons de ligação, uma vez que o íon hidrogênio não possui elétrons para começar.